domingo, 3 de março de 2013

Leve a vida mais leve


Há pouco tempo, conversando com um desconhecido que esparrei indo a uma entrevista de emprego, por sinal, um filósofo que parecia ter grande conhecimento sobre algumas ações, ou melhor, das não ações, pois nós seres do século XXI não a usamos tanto mais. Na era que predomina a velocidade, tudo hoje tem ser produzido para ontem, esquecemos alguns itens básicos para poder viver melhor. Ele citou algumas das ações que já não estão tão presentes no dia-a-dia, porém são essenciais para uma vida mais leve.

A gentileza, por exemplo, parece que foi esquecida ainda no século passado, hoje raramente se vê pessoas gentis por aí. Velhas frases como "bom dia", "obrigado", "por favor", não são tão usadas como antes. O outro já não tem tanto valor, ou seja, estamos na era do egocentrismo e isso não é nada bom. E o bom humor então? É uma regalia que alguns já esqueceram de como usar. Tão essencial, mas que já saiu a tempos do cardápio de muitos. Viver com uma pessoa mal humorada faz com que não vejamos a vida da maneira de como ela deve ser vista. Sei que nem todos os dias estamos com um humor tão bom assim, isso é normal, só não é normal quando torna diário, aí sim acho necessário procurar tratamento.

É preciso descomplicar, viver de forma mais leve faz com que vivamos melhor. Retire um tempo para você, olhe para o seu interior e observe o que não está deixando o seu dia-a-dia ser mais leve. Experimente a gentileza, o bom humor. O estresse e a correria do século XXI pode ter feito passar batido algumas das ações que são essenciais e que te fazem feliz. Desacelere, viver de forma mais lenta possibilita olhar com mais clareza o que está ao nosso redor, além de tudo, dar mais valor a o que normalmente não damos por falta de tempo. E por fim ame, não só a você, mas também, aos outros.


Texto inspirado no livro "A arte de ser leve".

Nenhum comentário:

Postar um comentário