quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sua presença faz diferença #VEMPRARUA

As manifestações mobilizaram boa parte do Brasil, sinto um orgulho imenso de ser brasileira neste momento, porém digo a verdade, antes eu não sentia. O povo brasileiro se mobilizou em prol de um país melhor, um país em que a educação deve ser mais importante do que um mero futebol, um país em que a saúde e a segurança devem ser mais desenvolvidos, um país que já cansou de ver atos de corrupção e ficar calado diante disso.

Milhares de pessoas de diversas capitais e cidades pequenas reuniram com o intuito de mudar o que há de errado no país. As mobilizações começaram logo após a manifestação de São Paulo, em que a polícia reprimiu severamente os manifestantes que estavam no seu pleno direito de manifestar. O episódio foi à gota d'água para reunir a população que já não aguentava mais ficar calada diante das barbaridades.

Depois de mais de uma semana de manifestações, a presidenta Dilma Rousseff deu o seu primeiro pronunciamento. No pronunciamento, ela apresentou um projeto que destina 100% dos lucros com os royalties do petróleo para educação, e propôs que fossem importados médicos do exterior para atender à demanda do sus. A população, mesmo após o pronunciamento da presidenta, não se calou e continuou indo às ruas, desejando que a presidenta tivesse algum posicionamento a repeito da corrupção, e das PEC's 33 e 37.

Estive presente na manifestação que ocorreu neste último sábado(22/06) em Belo Horizonte, haviam gritos desejando mais investimentos na saúde, gritos desejando uma educação melhor, haviam gritos contra a PEC 37, gritos desejando mais segurança, gritos contra os gastos com a copa, gritos de pessoas indignadas com o projeto da 'cura gay', gritos contra a corrupção e, por fim, gritos desejando a Reforma Política. E havia, também, infelizmente, uma polícia que extrapolou ao agir.

Na segunda feira(24/06) a presidenta deu o seu segundo pronunciamento, neste ela convocou um plebiscito para que os eleitores possam decidir se querem ou não a criação de uma Constituinte específica destinada a fazer a reforma política. Porém, em torno de 24 horas a constituinte é cancelada e o plebiscito terá perguntas diretas. O que para mim, mostra que o governo está perdido.

Algumas vitórias foram alcançadas até então, como por exemplo, a derrubada da PEC 37 e a aprovação da destinação dos royalties do petróleo para educação e saúde, sendo 75% dos recursos para educação e 25% para a saúde, alterando a proposta da presidenta Dilma que previa o repasse de 100% para educação. E claro, o abaixamento das tarifas dos transportes coletivos em algumas cidades. Contudo, faltam questões, que os manifestantes clamam por serem respondidas e logicamente tratadas. Ou seja, devemos continuar indo às ruas, porém sem depredar sejam órgãos públicos ou privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário