quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vantagens X desvantagens do mundo digital

O acesso à informação a um tempo atrás era possível, na maioria das vezes, por meio da consulta em enciclopédias, material dito como confiável, já que seus autores preocupavam com a verdade. Achar assuntos específicos nas enciclopédias demandavam um certo tempo, porém o conteúdo que era encontrado havia valor científico.

Foi então que a era digital entrou em cena, proporcionando facilidade na busca por conteúdos, porém nem sempre o conteúdo achado nos sites de busca são ditos como confiáveis. Com o advento da tecnologia da informação e comunicação, houve democratização da informação, tornando possível o conhecimento de diferentes assuntos de diversas áreas. Em contra partida, o universo digital não é considerado uma fonte de conhecimento segura, já que a liberdade de expressão neste meio trás consigo um grande problema, alguns conteúdos compartilhados não são verídicos. Logo, a preocupação com a vigilância epistêmica é necessária.

Uma possível "solução" para o problema com os conteúdos que não têm valor científico, é a filtragem que os sites de busca deveriam fazer, colocando em primeiro lugar, páginas de universidades renomadas, que estão preocupadas com a veracidade do material compartilhado. A solução para retirada de conteúdos também pode ser feita através de denuncias dos usuários ao deparar com material inadequado. O mundo digital pode até conter estas desvantagens, porém nunca se teve tanto acesso a informação como temos hoje, fazendo com que os benefícios proporcionados por este mundo seja superior as desvantagens.

2 comentários:

  1. Oi Amanda! Eu estava vendo os lindos textos da Barbara e acabei achando seu blog nos comentários. Eu sei que ele é pessoal, mas eu quero te dizer que você escreve muito bem a sua opinião! (não vou mentir... Esse foi o primeiro post que eu vi seu e me chamou muito a atenção o jeito como você colocou sua opinião sem ter que escrever aquele montãaaao de palavras!).
    Continue assim e você pode até se torna uma ótima escritora (conselho de quem é muito chatinha pra realmente gostar de um texto rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada! Você nem imagina o tanto que fiquei feliz ao ler seu comentário. :)

      Excluir